Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.
São muitos os benefícios que a atividade física oferece, mas, por não se tratar de um comprimido milagroso, estes benefícios necessitam de uma contra-partida. Precisa da força de vontade para ser ativado e assim libertar e exercer as suas qualidades promotoras da saúde.
Os principais benefícios da atividade física envolvem:
- Prevenção da Osteoporose, Diabetes, Hipertensão e Enfarte
- Melhoria da auto-estima, capacidade funcional, postura, imunidade às infecções, qualidade do sono
- Reduz a dor, obesidade, fadiga
Para a saúde da coluna vertebral, a atividade física é fundamental, mas neste caso, é necessário redobrar a atenção na qualidade de execução da atividade física, e na escolha da atividade levando em consideração o seu estado de saúde mecânica atual.
Em muitos casos, a pratica de determinada atividade física pode contribuir na proteção do corpo quando for realizar outra atividade física, por exemplo: um pilates pode proteger a coluna durante uma partida de Tênis.